Postagens antigas - 2015

A cada publicação uma nova proposta de produção textual.


A primeira postagem da Turma do curso Técnico Integrado em Química (turma B) baseia-se em uma crônica do autor Luís Fernando Veríssimo chamada "Defenestração", que pode ser lida no link a seguir:  defenestracaocronica-de-luis-fernando-verissimo.html.

Após a leitura desse texto, foi proposta a produção de crônicas que refletissem sobre o significado de palavras pouco conhecidas como: muxuango, perfunctório, bisonho, sibilino e vituperada.

Que tal conferir o que os alunos escreveram sobre tais palavras instigantes?

Faça comentários e ajude a compartilhar nosso blog.



Muxuango vituperado

 Marina Gasparotto de Andrade

         Hoje, penso que as palavras não têm sentido. Digo isso, pois elas nunca possuem um significado coerente com sua grafia.
         A palavra “muxuango”, por exemplo, me remete a ideia de um andarilho que vive desanimado. Talvez eu pudesse pensar em um muxuango que foi vituperado. Ele teria sido reanimado.
         Outra palavra que também não faz sentido é o tal do “perfunctório”, que em minha imaginação é um reservatório de perfumes. Muito provavelmente, “perfunctório” significa algo completamente desvinculado da palavra “perfume”. Deve significar talvez “garagem”, ou algo do tipo.
         Um “bisonho”, para mim, é assustador e nojento. Seria ele um besouro gigante? Credo. Isso me apavora.
         Já a palavra “sibilino” deve estar associada ao sibilar dos répteis. Ou talvez não, já que nada faz sentido!


As mais diferentes palavras

Stefany Ap. Moreira
É engraçado como algumas palavras têm significados completamente diferentes do que pensamos.  Imaginamos muitos significados para as palavras, muitas vezes não tendo nada a ver com seu verdadeiro significado. Em minha opinião, é muito divertido e interessante imaginar sentidos diferentes a cada uma delas.
            Gosto de algumas em especial, que penso serem bem interessantes e me fazem imaginar longe. Como muxuango, que soa em minha cabeça como uma combinação das palavras morango + murcho, imagino uma pessoa falando: “ Hoje fui ao hortifrúti e o que eu encontrei foi só muxuangos”. Ou até mesmo a palavra vituperado que mais parece uma expressão usada quando alguém é curado de uma doença, ou melhor de uma gripe muito forte.
            Já a palavra perfunctório me lembra a um reservatório de perfumes, em que os perfumes ficam antes de irem as lojas a serem vendidos. E Sibilino seria um senhor, daqueles bem gentis que ficam conversando nos bancos da praça.
            Bisonho é a palavra que mais me intriga, pois me remete à palavra bizarro, mas não vejo um significado especifico para ela claro para bisonho, acho que ela poderia ser usada em várias ocasiões, é claro que envolva sentido de algo bizarro. 



Sibilino
 Anna Caroliny
Algumas palavras têm seu contexto diferente dos seus significados, por exemplo, a palavra Muxuango poderia referir-se a uma pessoa que carrega vários objetos com ele. Tem a palavra, Virtuperada, que lembra uma pessoa que caminha muito.
Há também a palavra Perfunctório, que lembra o local onde se fazem perfumes e seus frascos. Outra palavra que chama muito a minha atenção é Sibilino; remete a uma pessoa muito pobre, com um passado sofrido, que trabalhou na roça, uma pessoa com vários irmãos que nunca teve carinho somente para ele, pois tinha seus irmãos para dividir o carinho, Sibilino parece ter uma aparência humilde.
Enfim, a palavra Bisonho me faz pensar em uma pessoa que faz palhaçadas para alegrar as crianças que tem câncer.
Há muitas palavras que nunca vimos, palavras novas que, quando as vemos, pensamos em vários significados para ela. Assim, surge uma certa curiosidade para saber o que significa e vamos atrás do dicionário para pesquisar e saber melhor.


Significados Bisonhos

Thalita Martins de Oliveira
 
            Palavras. Belas, simples e lindas palavras. Com seus significados doidos e muitas vezes surpreendentes. Para mim, por exemplo, muxuango deveria ser um xingamento para alguém desorganizado, qual muitas mães usariam para dizer: “Menino, seu muxuango, vá arrumar seu quarto! ”. Já vituperada seria uma salada feita de vitupe, um vegetal muito raro encontrado apenas na Amazônia. Outra palavra doida é perfunctório que seria uma sala na qual os perfumes velhos e esgotados seriam descartados. Ainda há sibilino, que me remete a um nome de um remédio usado para amenizar a dor no couro cabeludo. Se você contrair uma dor no couro cabeludo, tome uma injeção de sibilino que logo passa!
            Porém, por mais que essas palavras pareçam ser estranhas, a palavra que mais me instigou foi bisonho. Para mim, bisonho deveria ser algo bizarro, estranhamente diferente. Essa expressão seria usada para julgar um sapato feio: “Oh! Que sapato bisonho! ”.
            O mundo das palavras é um mundo bisonho, cheio de significados bisonhos. E quer saber o que é mais bisonho de tudo isso? Saber que essas bisonhices foram criadas por nós mesmos.

                                                         

Os Significados
Fransciny Costa Alves
 
O significado das palavras é algo meio complexo, pois existem inúmeras palavras e, de muitas, não conhecemos o significado, como: Muxuango que, para mim, se parece com uma geléia, algo que é mole, grudento. Já vituperada me lembra a um remédio que dá vitamina e deixa a pessoa mais forte. Perfunctório me lembra um escritório onde se guardam perfumes.
As palavras, sibilo e bisonho, parecem fazer algum sentido, ou não, para mim, sibilino tem a ver com o sibilar da cobra. Já bisonho me lembra algo bizarro e estranho.
O que eu concluo, é que as palavras são variadas e podem apresentar diferentes sentidos e significados, dependendo da pessoa que pode interpretar de diferentes modos uma mesma palavra. Vamos pensar, eu posso achar que perfunctório é um escritório de perfumes enquanto outra pessoa pode achar que é um banheiro cheiroso. Sim, as palavras são complexas.           


Minha crônica bisonha

 Gabriele Silva de Almeida

            Durante meus poucos anos de vida, nunca ouvi uma palavra com tantos prováveis significados como perfunctório. Ela pode ser tudo! Fria, dura, colorida ou vazia. Mas ao mesmo tempo, não me parece ser nada, pelo menos nada que eu conheça. No mínimo, perfunctório deve ser o local onde profissionais se reúnem para realizar testes que avaliam a qualidade de perfumes.

            Tal profissional deveria comer muito muxuango para aguçar seu olfato, já que é uma fruta que, quando cozida, exala um odor desagradável que provoca a produção de uma substância que percorre as vias nasais, o sibilino.

            Algo que pode auxiliá-lo também, é sopa de vituperada, que possui as mesmas propriedades; um legume que só germina nas terras de Vitória e é mais saboroso que muxuango.

            Trabalhar em um perfunctório deve ser bisonho, ou seja, bizarro. Aliás, bisonho também é uma palavra intrigante, não acha?




Seja bisonho!
Viviane Araújo
Realmente algumas palavras não combinam com o seu significado. Claramente muxuango deveria ser um instrumento indígena, uma espécie de tambor.
           Sabe quando aquela salada do almoço de domingo murcha e fica com um gosto diferente? Na verdade, essa salada estaria vitupera.
Outra palavra que me intriga bastante é perfunctório, que me lembra um local que se retira o perfume das flores.
Sibilino, bom como é ser sibilino? Ser sibilino é viver com o pouco, ser uma pessoa simples e humilde. Atualmente, não encontramos muitos sibilinos e isso é muito triste.
Quando um amigo estiver triste, seja bisonho, seja engraçado. Bisonho é a arte de ser feliz e alegrar as pessoas. Todos precisam de pessoas bisonhas na vida.
Tenho certeza de que não acertei nenhum dos significados, mas na minha visão as pessoas que inventaram essas palavras, deram significados a ela que não se encaixaram muito bem.

  

Palavras e seus significados
Brenda Aldrei Tararan
Em um dia de sol Joãozinho estava caminhando no parque, quando decidiu visitar a biblioteca mais próxima. Ao chegar na biblioteca ele passeou por ela toda, chegando ao corredor dos dicionários Joãozinho ficou intrigado e decidiu fazer um jogo de palavras, ele abria em qualquer página do dicionário e tentava adivinhar seus significados.
Sua primeira palavra foi bisonho logo Joãozinho pensou em vários significados poderia ser algo monstruoso ou algo grande, algo legal ou chato poderia ser várias coisas. Em seguida virando algumas páginas ele encontrou sibilo uma palavra totalmente desconhecida por Joãozinho, ele viajou em seus pensamentos criando inúmeros significados para essa palavra, seria um nome de um velho ou de algum material de construção realmente era uma palavra legal para ele.
Essa brincadeira estava muito legal Joãozinho pegou outro dicionário e abriu em muxuango, essa palavra deixou Joãozinho curioso com muitos pensamentos, mas o que ele realmente achou que poderia ser era alguma fruta ou animal desconhecido. Outra palavra curiosa que Joãozinho achou foi perfunctório logo ele achou que poderia ser algo relacionado com perfume ou um tipo fungo que perfura algo.
Entre todas essas palavras a mais estranha para Joãozinho foi vituperada ele riu e pensou em algo da área da saúde como operada entre várias outras coisas. No final do dicionário Joãozinho percebeu que precisa estudar muito mais as palavras pois era bem mais difícil do que ele pensava, com essa conclusão Joãozinho foi embora e contou do ocorrido para sua mãe.



Rotina dos Significados

Daniel Brandão Albardeiro

Em uma bela tarde de outono, Sibilino chegou em casa e recebeu a péssima notícia que ele tinha que fazer uma vituperada, e quem não sabe o que é isso vituperada e uma cirurgia para melhorar as suas pernas, depois disso ele foi ao trabalho em seu perfunctório, que é uma fábrica de perfumes.
Após isso ele foi almoçar em um restaurante, mas ele criticou esse restaurante pois eles serviram um mousse de muxuango para ele, e em sua opinião muxuango era um morango estragado, quando ele estava indo para casa ela parou em uma padaria e estava presta a pedir um sonho, mas quando ele ia fazer isso um vendedor ao lado dele lhe ofereceu uma novidade no mercado que era o bisonho que era apenas um sonho com duplo recheio.
Mas na verdade era algo ilegal e o sibilino ficou preso durante dois meses e depois que chegou em casa ele disse a si mesmo (que dia).


O infinito entre uma letra e outra

Ramon Bocker

Várias palavras, vários significados para mais de uma interpretação, e quem disse que as palavras não podem conter mais de um significado, neste vasto infinito entre uma letra e outra podemos ter infinitos significados para mais de um pensamento. E em meio a tal pensamento me deparo com o Sibilino!
-- Sibilino!. Que sorriso mais muxuango Sibilino, você está parecendo meio triste, você está bem?
-- Você deve saber que o Vitur ainda está em observação, ele está se sentindo muito mal, depois que ele engoliu aquele vidro de perfume, ele não consegue falar sem que saia um bafo de perfume, ele já está a mais de uma semana no perfunctório e ainda não conseguiram extrair todo o perfume de...
            Então de repente o celular do senhor, cujo filho está internado, tocou e sem hesitar ele atendeu após vinte minutos de debate ele desligou o telefone e colocou-o no bolso, então inesperadamente ele rompeu-se em lágrimas. O outro senhor abaixou-se e falou:
- Sibilino? o Vitur está bem?
--  O vituperado!
-- O que?
-- O Vitur está operado!
E após este inesperado desfecho me distancio dos homens, absorto em meus pensamentos, e após assistir este ilustre debate, decido me acostumar ao real significado das palavras, porque de palavras bisonhas o mundo já está repleto, tanto de palavras estranhas, quanto pessoas.


Significados

Gabriela Contesa Gomes

            E a volta às aulas já começou dando um nó na cabeça, fomos apresentados à nova professora de língua portuguesa, a Érica, e que confusão ela já causou!
            No canto da lousa, ela listou algumas palavras e, imediatamente, comecei a imaginar o que elas poderiam significar.
            “Muxuango” foi a primeira, e então pensei: “O que pode ser isso?”. Logo depois vi alguma ligação entre o nome de uma espécie de macaco ou uma maneira de dizer que uma fruta esta murcha.
            Quando olhei para a lousa novamente consegui ver a seguinte: “Vituperada”. Pensei ser algo que tinha passado por uma cirurgia, ou um modo de superação vitorioso. Então, continuei a imaginar possíveis significados para ela.
            Mal acabei de pensar e já vi outra, que, imediatamente, pensei estar escrita errado. O que “perfunctório” queria dizer? Talvez o estranho e improvável ato de perfurar um mictório. Espantei-me quando percebi o que havia pensando, mas só aquilo veio em minha mente no momento.
            Fui para a penúltima palavra. La estava: “Sibilino”. Ah! Essa já foi mais fácil de imaginar. Me trouxe a mente algo pequeno, mirradinho ou ainda, concordei com Ramon, meu colega de sala, que disse:
            -- Parece o nome de uma pessoa!
            Agora sim! Pelo menos uma palavra que já ouvi alguém falar. “Bisonho”. Já ouvi falar e até usei, mas sinceramente, não sei o que é! Quando falei, imaginei estar falando de algo estranho e engraçado. Coisas como:
            -- Essa pessoa é bisonha!
            Ou ainda:
            -- Isso foi bisonho!
            Só sei que percebi que sobre aquelas palavras, não sei nada! E que, urgentemente, preciso consultar um dicionário!



“Bisonho”
Bárbara Beline

Um dia, fui a um restaurante, olhei o cardápio e vi uma comida chamada “Muxuango”. Nunca havia experimentado, parecia gostoso, com um sabor fora do normal. O garçom trouxe o prato... Bom, parecia uma mistura de carne com alguns legumes; mas estava ótimo, admito.
Logo depois, passei por um perfunctório, que se localizava em uma vala, no final da Rua 8. Ah, que delícia de aroma! Ali misturavam-se todas as sensações maravilhosas da vida: doce, amargo, forte e suave. Tive que parar e sentir aquele cheiro, quando um moço bonito, alto e cheiroso, chamava-se Sibilino... Bisonho esse nome, não é?...
Também achei!
Sibilino me contou que estava doente, uma doença chamada “Vituperada”.
Confesso que, no começo, não sabia exatamente o que era, mas descobri que é uma doença não-contagiosa, mas pode chegar à morte. Me senti muito mal, porém, Sibilino me contou que está quase curado.
Mais um dia, com mais conhecimentos, conhecendo pessoas novas, comidas diferentes, palavras desconhecidas – conhecidas, agora – e seguindo a vida.



Contato com novas palavras

Anaisa Christina Mathias 

            Bom falar de palavras não é o meu forte, é como se eu tentasse explicar algo que nem  mesmo eu sei. Meu Deus fico perdida nesse grande mar, onde quanto mais mergulho mais me aprofundo. Enfim, na escola no meu primeiro dia de aula do segundo semestre, me deparo com a nova professora de língua portuguesa, ela leu um poema para toda a sala, onde tinha palavras que despertaram em mim curiosidade.
           Por nunca ter ouvido essas palavras antes fiquei surpresa, tipo o que é isso? ficou um ponto de interrogação maior ainda na minha cabeça quando ouvi a palavra “muxuango”, hã! Que é isso, alguém me explica? Para mim, isso é uma religião da índia parecida com a dos muçulmanos. O que dizer então de perfunctório? Sei lá, uma mistura de perfume com auditório ou então depósito de perfume. 
           Quando pensava que já tinha ouvido de tudo, a professora solta outras três palavras que nunca antes tinha ouvido: vituperada. Acho que isso deve ser, sei lá, vida tuperada. Ela disse outra muito doida, sibilino. \na minha opinião, deve ser algo parecido com albinismo; outra palavra que ela disse também, foi bisonho, que não me é muito diferente, pois essa palavra, já tinha ouvido antes, bisonho deve ser algo estranho.
            Nossa só sei que foi uma experiência de leitura diferente, e um tanto estranha no começo, mas depois fui pegando o jeito da coisa, achei que ia ficar louca com tantas palavras novas, que pareciam que não existiam antes, pareciam neologismos.




Definição aos Nossos Olhos
Laura M. de Almeida.
Realmente há muitas palavras que eu particularmente não conheço e acho que não  é só comigo. Foi me dada uma missão na aula de português: de escrever sobre a definição de algumas delas, mas o que eu achava que elas significavam.
A primeira palavra foi muxuango, logo que a escutei me lembrei de alguma coisa muito, mais muito murcha. A seguinte foi vituperada, na minha cabeça essa palavra seria uma veia do nosso corpo que estaria entupida e foi operada, estranho né?!
Além dessas, também foi dada a palavra perfunctório e essa me fez imaginar uma máquina gigante, de fazer perfumes com as flores do campo. Outra palavra era sibilino, parece nome, mas deveria ser mesmo um objeto muito simbólico para alguém ou algo do tipo. E finalmente a palavra bisonho, e essa para mim seria alguma coisa muito feia e assustadora.
Enfim, percebo que seria maravilhoso usar palavras com o significado que achamos que elas possuem, mas como isso ainda não é possível, acho melhor é adicionar o dicionário na minha lista de leitura.
 

Um comentário:

  1. Meninos, que delícia ler esses textos! Parabéns pelo trabalho!
    Érica, parabéns pela iniciativa! Não vejo a hora de estar de volta e poder colaborar!
    Bisou grande a todos!

    ResponderExcluir